A empresa aérea Voepass decidiu cancelar, até o final de agosto, os voos que ligam Natal e Fortaleza a Fernando de Noronha, em Pernambuco, e vice-versa, alegando “contingenciamento de sua rota”. Esse cancelamento ocorre em meio a um cenário conturbado, uma vez que a companhia aérea foi a mesma envolvida no grave acidente ocorrido na sexta-feira, dia 9 de agosto. Nas redes sociais, ex-passageiros já haviam relatado desconforto em voos nos trechos que agora foram afetados pela suspensão temporária.
Na segunda-feira, dia 12 de agosto, a Voepass operou apenas voos com destino a Recife, também em Pernambuco. De acordo com comunicado da empresa, a rota Recife / Fernando de Noronha está mantida, com voos em dois horários distintos, enquanto as demais rotas, como Fortaleza / Fernando de Noronha e Natal / Fernando de Noronha, foram suspensas até o dia 31 de agosto. A incerteza paira sobre os clientes da companhia, que se veem sem previsão para deixar a paradisíaca ilha de Fernando de Noronha.
Na segunda-feira, passageiros que tiveram seus voos cancelados pela Voepass afirmaram não ter recebido informações sobre uma nova data de embarque. Vale ressaltar que, na fatídica sexta-feira, dia 9 de agosto, um avião da mesma empresa caiu em Vinhedo, São Paulo, resultando na trágica morte de 62 pessoas. O modelo da aeronave envolvida no acidente, o ATR, já foi utilizado em voos com destino a Fernando de Noronha.
A situação delicada enfrentada pela Voepass merece atenção e preocupação, não apenas pelas circunstâncias dos cancelamentos de voos, mas também pelos recentes acontecimentos trágicos que envolveram a empresa. Resta aos passageiros aguardarem por novas informações e torcerem por soluções rápidas e seguras para retornarem às suas vidas cotidianas após esse período de incertezas.