20.6 C
São Paulo
quarta-feira, 25/12/2024
InícioDestaqueTradição: Silvio Santos, judeu, terá enterro no domingo

Tradição: Silvio Santos, judeu, terá enterro no domingo

Silvio Santos, também conhecido como Senor Abravanel, nos deixou na madrugada deste sábado (17/8) em São Paulo. De acordo com as tradições judaicas que regem o processo fúnebre, o enterro do maior comunicador do Brasil está previsto para o domingo. É interessante observar que esse dia específico, conhecido como “seu”, foi escolhido em conformidade com os preceitos religiosos do judaísmo, ao qual Silvio pertencia.

A determinação, alinhada ao desejo expresso pelo próprio apresentador em vida, visa lembrá-lo com a alegria que o caracterizava, e não com tristeza. Conforme comunicado do SBT, Silvio solicitou que seu corpo fosse diretamente levado ao cemitério para a realização de uma cerimônia judaica, em respeito às tradições milenares.

Para a preparação do corpo de Silvio, voluntários irão conduzir os procedimentos adequados, conhecidos como Chevra Kadisha, seguidos pela Tahara, simbolizando a purificação. Durante esse processo, o apresentador será banhado com água pura enquanto são recitadas preces em seu nome. Posteriormente, ele será vestido com o Tachrichim, vestes brancas que representam a neutralidade da alma. O caixão, seguindo a prática judaica de simplicidade, terá poucos adornos, sendo coberto por um pano branco com a estrela de Davi e as iniciais de Silvio.

A tradição judaica sugere o sepultamento do falecido o mais breve possível após seu falecimento, visando proporcionar-lhe descanso. Durante a cerimônia, a recitação da oração Kaddish em aramaico pelos familiares mais próximos e líderes religiosos é uma prática comum. O caixão não será aberto ao público, e cada membro da família terá a oportunidade de jogar uma pá de terra sobre ele, simbolizando o adeus e a passagem do ente querido.

Por fim, a lápide que será colocada no túmulo de Silvio conterá seu nome, data de nascimento e morte em hebraico, seguindo os costumes ancestrais do judaísmo em relação à memória e homenagem dos falecidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS