24.1 C
São Paulo
terça-feira, 24/12/2024
InícioDestaqueSimone Biles aposenta salto mais difícil: "Descanse em paz"

Simone Biles aposenta salto mais difícil: “Descanse em paz”

Simone Biles realizou uma emocionante despedida do salto mais desafiador da ginástica artística feminina, o Yurchenko Double Pike, carinhosamente apelidado de “Biles II”. O adeus a essa proeza aconteceu de forma simbólica nas redes sociais da ginasta, nessa terça-feira (3/9). Em uma postagem no Instagram, a atleta norte-americana prestou homenagens ao salto, compartilhando fotos da mesa onde executou a manobra ao longo dos anos, além de uma coroa de flores em sua memória.

O Biles II, também conhecido como Yurchenko Double Pike (Yuchenko com duplo mortal carpado), consiste em um salto onde a ginasta inicia com uma rotina, completa uma volta apoiando-se no trampolim e pousa de costas na mesa de salto, impulsionando-se para um voo com um duplo mortal carpado em 90 graus, ou ligeiramente menos. A complexidade desse salto é tamanho que a pontuação de partida atribuída a ele é de 16.400, significativamente superior a qualquer outro salto. Para se ter uma perspectiva, o “Cheng”, o segundo salto mais executado por Simone Biles e principal salto de Rebeca Andrade, rendeu à atleta brasileira a medalha de prata nas duas competições em que a norte-americana utilizou o “Biles II”.

Segundo a própria ginasta, esse salto é o mais temido por ela, visto que o nível de dificuldade elevado também implica em um risco substancial em caso de falha, podendo resultar em lesões graves. Em um trecho de um documentário sobre sua vida, Biles compartilhou: “Normalmente, quando você realiza uma nova habilidade, você fica assustado nas primeiras tentativas, mas com o tempo você se acostuma. Mas toda vez que me posiciono naquela pista de salto, eu estou lá, basicamente, rezando.” Com a simbólica despedida do Biles II, a última performance desse salto foi durante os Jogos Olímpicos de Paris-2024, nos quais a ginasta retornou à competição olímpica após sua retirada dos Jogos de Tóquio-2021 para cuidar de sua saúde mental.

Ao realizar magistralmente o Biles II, a atleta estadunidense conquistou o ouro no salto individual, superando Rebeca Andrade, além de ter contribuído para a vitória da equipe norte-americana, garantindo o título olímpico coletivo. O Brasil ficou com a medalha de bronze nessa competição memorável.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS