21.3 C
São Paulo
terça-feira, 24/12/2024
InícioBrasilPor que Preta Gil com câncer deve evitar exposição solar

Por que Preta Gil com câncer deve evitar exposição solar

Preta Gil, recentemente, compartilhou a notícia de que o câncer, anteriormente em remissão, lamentavelmente voltou, dessa vez em quatro áreas distintas. A cantora, conhecida por sua transparência, tem aberto detalhes sobre seu tratamento, revelando, entre outras coisas, a restrição ao sol, o que despertou a curiosidade de muitos.

A especialista em oncologia esclareceu o motivo pelo qual Preta não pode mais se expor ao sol. Por meio de suas redes sociais, a filha de Gilberto Gil relatou: “Hoje, início minha reabilitação fisioterapêutica. Agora não posso mais pegar sol, devo usar protetor solar o dia todo em casa, no rosto, no corpo, tentar vestir manga comprida. Está frio em São Paulo, mas o sol está forte e eu não posso me expor a ele”.

A especialista Rita de Cássia Rosário Cavalheiro, onco-hematologista do Hospital Santa Clara, explicou que durante o tratamento a pele do paciente pode se tornar mais sensível, aumentando o risco de queimaduras mesmo em exposições moderadas ao sol. Os medicamentos e o próprio tratamento podem prejudicar as células da pele, tornando-a mais propensa a irritações e sensibilidade.

Rita destaca que é comum a pele dos pacientes oncológicos ficar sensível e irritada durante e após o tratamento, podendo apresentar vermelhidão, ressecamento, coceira, irritação e descamação. A maioria dos especialistas recomenda alta proteção solar por até um ano após a radioterapia devido a essas reações cutâneas indesejáveis.

Apesar da restrição ao sol, Rita esclarece que os pacientes oncológicos ainda podem frequentar a praia e se expor ao sol, desde que adotem medidas de proteção adequadas e evitem os horários de maior intensidade solar. É importante lembrar que o sistema imunológico do paciente fica comprometido, aumentando o risco de inflamações e infecções cutâneas.

A sensibilidade da pele varia de pessoa para pessoa, sendo a maioria dos medicamentos quimioterápicos fotossensibilizantes, o que aumenta a vulnerabilidade da pele. Além da proteção solar, Rita aponta outros cuidados essenciais para os pacientes oncológicos, como a hidratação da pele, o uso de lenços e chapéus, a precaução com depilação e a atenção redobrada com possíveis infecções.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS