Quatro pessoas foram resgatadas com vida e três mortes foram confirmadas após um navio de carga naufragar a caminho de Fernando de Noronha, em Pernambuco, na noite do último domingo (15/09).
A Marinha do Brasil iniciou as buscas na manhã desta terça-feira (17/09) para encontrar uma pessoa desaparecida. Os corpos dos tripulantes falecidos foram localizados a cerca de 4km da costa na segunda-feira (16/9).
A embarcação transportava 180 toneladas de materiais de construção e alimentos para Fernando de Noronha, com um total de nove pessoas a bordo.
O mergulhador Jorge Filho, que atua nos portos do Recife e de Suape, descreveu o momento em que avistaram os corpos: “A gente saiu para ajudar e fomos encontrando os materiais do navio. A gente se deparou, distante, com um objeto maior. Quando chegou perto, era o corpo. A gente deu sinal para a aeronave da Força Aérea Brasileira (…) estavam bem perto os três corpos. A gente mostrou a localização e ele [helicóptero] começou a colocar os localizadores”.
Segundo relatos iniciais, o cargueiro Concórdia teria “perdido o leme”, o que prejudicou sua capacidade de navegação: “O que informaram é que o rebocador conseguiu colocar o cabo no navio e arrastar a embarcação. Mas o navio adernou (inclinou) e, em seguida, virou. O comandante [do rebocador] soltou o cabo e foi em busca dos sobreviventes”, explicou o marinheiro Jorge.
As quatro pessoas resgatadas estão em bom estado de saúde e foram levadas para uma marina na praia de Ponta de Pedras, no Litoral Norte de Pernambuco. Lá, receberam avaliação médica de um profissional da Marinha antes de serem encaminhadas para o Recife.