O Time Brasil teve sua estreia nas Olimpíadas de Paris nesta quinta-feira, 25 de julho, e obteve uma vitória marcante no handebol feminino. Com destaque para a goleira Gabi Moreschi, agora conhecida como “Paredão”, as meninas não deram chances para a Espanha, triunfando por 29 a 18. Esse resultado representa a primeira vitória da seleção brasileira sobre as espanholas em Jogos Olímpicos, encerrando um jejum após duas derrotas consecutivas na competição.
A atuação de Gabi “Paredão” Moreschi foi simplesmente impecável, com uma performance brilhante. Ela teve um aproveitamento de 45%, defendendo 14 dos 31 arremessos das jogadoras espanholas – ressaltando que a goleira espanhola com melhor desempenho na defesa não chegou nem a 25%. A imprensa internacional destacou a grande atuação de Gabi, com o jornal espanhol “Marca” enfatizando o motivo pelo qual a goleira brasileira está entre as melhores do mundo: “O Brasil foi letal durante todo o jogo. Sua melhor jogadora, a goleira Gabriela Moreschi, mostrou por que está entre a elite mundial. Seu desempenho no primeiro tempo desequilibrou a Espanha”.
Além disso, o jornal “AS”, também da Espanha, ressaltou como Gabi Moreschi contagiou a torcida brasileira com suas comemorações a cada defesa: “Para completar, as Guerreiras encontraram o show Moreschi. A goleira brasileira, inspirada, defendeu tudo e conquistou a torcida brasileira, maioria naquela quinta-feira”. Gabi, uma atleta de 30 anos, é um dos grandes destaques em sua posição no cenário mundial, atuando no CSM Bucharest, da Romênia, e sendo considerada a melhor goleira no Pan-Americano do ano anterior, quando o Brasil conquistou a medalha de ouro.
Com o sucesso em campo, Gabi logo se tornou popular nas redes sociais, sendo comparada ao goleiro alemão Manuel Neuer. Iniciando a partida contra as espanholas com aproximadamente 18 mil seguidores no Instagram, a goleira já ultrapassava a marca de 70 mil no momento do fechamento desta matéria – um número em constante aumento. As Leoas, como a seleção brasileira de handebol feminino é chamada, demonstraram seu talento e dominaram a partida de forma quase impecável, liderando o placar do início ao fim.
Durante o primeiro tempo, o Brasil conseguiu manter uma vantagem de aproximadamente cinco gols sobre as espanholas. Mesmo quando enfrentaram dificuldades, como ficar com uma jogadora a menos por quatro minutos, Gabi brilhou e garantiu a diferença a favor das brasileiras. No segundo tempo, o time brasileiro administrou a vantagem com maestria, pressionando as espanholas que chegaram a ficar com duas jogadoras a menos em certos momentos. Com contra-ataques fulminantes e gols espetaculares, as Leoas aumentaram a diferença, ultrapassaram os dez pontos de vantagem e triunfaram por 29 a 18.
O próximo desafio das brasileiras será contra a Hungria, marcado para o dia 28, às 4h (horário de Brasília). A agenda completa do Brasil no handebol feminino inclui ainda os confrontos contra a França, Holanda e Angola.