19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 23/12/2024
InícioDestaqueGinasta romena recupera medalha em decisão judicial

Ginasta romena recupera medalha em decisão judicial

Bronze na ginástica solo, a americana Jordan Chiles perdeu a medalha para a romena Ana Barbosu, que entrou com uma ação para reaver o pódio. Informada sobre a decisão que sua medalha passaria para a rival, Barbosu caiu no choro e a cena rodou o mundo.

No entanto, o caso teve um novo desdobramento a seu favor nas últimas horas. A atleta americana foi rebaixada para o 4º lugar. Com isso, o pódio com Rebeca Andrade (ouro), Simone Biles (prata) e Jordan Chiles (bronze), agora recoloca Ana Barbosu no 3º lugar. Veja como tudo aconteceu!

No solo, Ana Barbosu teve uma nota de 13.700, ficando em 3º lugar, enquanto Chiles obteve 13.666, ficando em 5º lugar. A romena vibrou com a alegria de subir no solo com a bandeira de seu país para comemorar o bronze, porém foi surpreendida com a mudança na nota de Chiles, que a tirou da colocação.

A equipe dos EUA entrou com um recurso que foi aceito e superou a nota de Ana, passando de 13.666 para 13.766. O vídeo da atleta desabando em lágrimas por ter saído do pódio de repente viralizou nas redes sociais. O caso ganhou mais repercussão quando outra ginasta envolvida na história, a também romena Sabrina Voinea, entrou com um recurso para reaver a decisão.

Sabrina ficou a apenas 0,1 de diferença de sua colega romena, pelo critério de execução. Após as medalhas serem entregues, a mãe de Sabrina fez um longo desabafo nas redes sociais, alegando que entraria com um recurso no tribunal arbitral do esporte (TAS) e na Federação Internacional de Ginástica (FIG).

O comitê olímpico romeno tomou conhecimento do caso envolvendo suas ginastas e a americana, pedindo a reanálise do pódio. Os trâmites começaram a ganhar força após o primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, declarar que não iria participar da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, em protesto à forma como as ginastas romenas foram tratadas.

Ana Barbosu ingressou no cenário e interpôs um recurso no TAS acerca do grau de dificuldade de sua série no solo. No julgamento desta manhã de sábado (10/8), a decisão inicial indicava o inédito acontecimento de três medalhas de bronze, mantendo a dos EUA e distribuindo mais duas unidades para as ginastas romenas, em uma solenidade distinta.

Contudo, a decisão final do TAS/FIG acabou por aceitar o recurso apresentado por Ana Barbosu, e agora Jordan Chiles terá que entregar a medalha conquistada para a romena Barbosu. O recurso de Sabrina Voinea foi negado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS