19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 23/12/2024
InícioTragédiaEspecialistas apontam causa de queda de avião em Vinhedo

Especialistas apontam causa de queda de avião em Vinhedo

Especialistas indicaram a possível causa da queda do avião da VOEPASS Linhas Aéreas, que ocorreu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo. Segundo relatos divulgados pelo g1, o acidente pode ter sido provocado por um estol, situação em que a aeronave perde completamente sua sustentação. Geraldo Portela, especialista em gerenciamento de risco e segurança, explicou que um estol pode resultar em uma queda brusca na altitude. Em certos casos, é viável reverter a situação, mas tudo depende da altura da aeronave em relação ao nível do mar. Portela destacou que, pelas imagens, é possível notar que o avião enfrentava problemas de controle, não conseguindo mais se manter estabilizado. Ele enfatizou que, ao atingir o estol, a aeronave perde sua sustentação, necessitando de uma velocidade mínima para se manter no ar.

Pilotos consultados pelo portal afirmaram que um estol pode ser causado, por exemplo, pela formação de gelo nas asas, um detalhe apontado na rota do voo. O engenheiro aeronáutico ressaltou que é prematuro identificar a causa da queda, mas salientou que o acúmulo de gelo nas asas pode provocar acidentes. Ele explicou que o gelo nas áreas de ataque da asa pode comprometer as características aerodinâmicas da aeronave, tornando-a mais difícil de ser controlada, principalmente em velocidades mais baixas. Ainda é cedo para apontar a razão do acidente, podendo ser falhas mecânicas ou outros fatores. No entanto, Portela afirmou categoricamente que o avião caiu em um estado de estol em parafuso.

O acidente envolveu um turboélice do modelo ATR-72 que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) e caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo. Informações da prefeitura local apontam que havia 61 pessoas a bordo, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes, sem sobreviventes. A VOEPASS divulgou os nomes das vítimas e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento em Santa Catarina, solicitou um minuto de silêncio em respeito aos falecidos.

Posteriormente, um passageiro que não conseguiu embarcar na aeronave expressou desespero ao saber do acidente. A VOEPASS Linhas Aéreas e o Aeroporto de Cascavel se manifestaram após o ocorrido. Em comunicado ao g1, a empresa aérea destacou que prestará assistência às famílias das vítimas. A companhia confirmou a presença de 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O Aeroporto de Cascavel informou que enviou uma equipe para auxiliar nos trabalhos de resgate e aguarda informações da Passaredo, a única detentora de dados oficiais sobre o incidente.

Com as investigações ainda em andamento, a tragédia aérea em Vinhedo trouxe à tona a importância da segurança nas operações aéreas e da constante vigilância em relação às condições atmosféricas que podem afetar o desempenho das aeronaves. A comunidade aeronáutica aguarda esclarecimentos adicionais sobre as circunstâncias que levaram à queda do avião, reiterando a necessidade de medidas preventivas para evitar futuros acidentes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS