A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos e natural de Boa Vista, capital de Roraima, foi encontrada sem vida em circunstâncias misteriosas a uma grande distância de sua cidade natal. Residente do Vietnã há menos de um mês, a jovem despencou do 17º andar de um prédio localizado na Phuoc Thien Street, na cidade de Ho Chi Minh, durante a noite do último sábado (3/8). Ainda não se sabe ao certo o que teria levado à sua queda trágica.
Rosimeiry estava hospedada temporariamente no edifício com seu namorado irlandês. Segundo informações da imprensa local, o companheiro estava presente no apartamento no momento do incidente, alegando que estava dormindo e não presenciou o ocorrido. As autoridades vietnamitas estão investigando o caso como um possível crime, e o namorado foi ouvido pela polícia logo após o acontecimento. O distrito de Thu Duc está supervisionando as investigações.
O triste episódio chocou não apenas a família da jovem, mas também mobilizou uma campanha de financiamento coletivo realizada pelos irmãos de Rosimeiry, com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear os trâmites de traslado do corpo da vítima de volta ao Brasil. Até o momento, a iniciativa já conseguiu mais de R$ 13 mil em doações. Enquanto a família aguarda por respostas e apoio, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que a Embaixada do Brasil em Hanói está acompanhando o caso e prestando toda a assistência consular necessária.
Rosimeiry, conhecida como Rosy, pertencia à etnia Macuxi e usufruía das redes sociais para compartilhar sua rotina de viagens pela Europa, além de detalhes de seu cotidiano no trabalho na Irlanda. Apaixonada por festas de música eletrônica, ela atuava como vendedora de pacotes de intercâmbio em uma escola de idiomas antes de se mudar para o Vietnã. Durante os sete anos em que esteve fora do Brasil, a jovem retornou a Roraima em três ocasiões, a última delas em setembro de 2023, quando passou dois meses com a família e expressou o desejo de voltar ao país.