A cantora Shakira confirmou que, após uma batalha judicial, perdeu todo o dinheiro que ganhou enquanto residia na Espanha. A fortuna foi retida pela Agência Tributária do país, que a estrela colombiana chegou a comparar com a Inquisição. A famosa explicou detalhes do que aconteceu após ter feito um acordo para se declarar culpada de fraude fiscal e pagar a multa milionária. Assim, poderia evitar um julgamento longo e tenso no país europeu, acusada de sonegar aproximadamente 14,5 milhões de euros em impostos. Os valores são referentes aos anos de 2012 a 2014.
“O Estado espanhol reteve uma quantia superior ao total das minhas receitas nesses anos. Pode parecer incompreensível, mas para mim, a década na Espanha foi financeiramente perdida, e não porque eu trabalhasse pouco, como todos sabem”, declarou Shakira. Logo depois, a cantora ainda criticou a Agência Tributária. “Uma instituição estatal que parecia mais interessada em me queimar publicamente na fogueira do que em ouvir minhas razões”, pontuou a famosa na entrevista. Em sua visão, as coisas não se resolvem tentando queimar uma figura pública a cada ano, como se fosse “um processo de Inquisição”.
Shakira chegou a negar várias vezes que tenha residido no país por mais dias do que o estipulado pela lei para fins de tributação. Um dos trechos mostra que a colombiana também denunciou um “preconceito machista”, já que acredita que o mesmo talvez não estivesse acontecendo com um homem. Shakira se separou do jogador Gerard Piqué em 2022 e, pouco tempo depois, se mudou para Miami com seus filhos.