O desfecho surpreendente de “Renascer” reserva aos telespectadores a revelação impactante contida na carta de Marianinha (Gabriella Cristina), que será finalmente desvendada somente no último capítulo da novela das nove da Globo, cujo desfecho está marcado para esta sexta-feira (6). O desfecho desencadeador ocorre quando Rachid (Almir Sater) entrega a Teca (Livia Silva) um envelope secreto logo após a trágica morte de José Inocêncio (Marcos Palmeira). No desenrolar dos acontecimentos, a ex-menina de rua chama Mariana (Theresa Fonseca) para revelar o conteúdo surpreendente da carta enviada pelo libanês.
Ao ler a carta, Mariana se depara com a revelação de que não foi Venâncio (Fábio Lago) o responsável por engravidar sua filha, mas sim o seu avô. A jovem, atônita com a descoberta, percebe através de sequências de flashbacks inéditas que Venâncio, disfarçado de Bumba, foi o autor do assassinato de Belarmino (Antônio Calloni), e não José Inocêncio como ela sempre acreditou. Essas cenas, gravadas no início da novela e guardadas estrategicamente para o desfecho, revelam a verdadeira história por trás dos acontecimentos.
A constatação de que Belarmino era avô tanto de Mariana quanto de Teca – cujo pai era filho de Marianinha com o coronel – traz à tona um elo familiar inesperado entre as duas jovens. A revelação de que são primas emociona Mariana, que se pergunta incrédula se finalmente tem uma família. Neste momento crucial, Mariana já está morando na casa que um dia pertenceu à sua avó, um presente de Sandra (Giullia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva).
Ao refletir sobre esses desdobramentos, o autor Bruno Luperi deixa uma mensagem reconfortante ao elenco da novela: “Que felicidade para elas descobrirem isso. Parece que a sorte de Mariana começou a mudar”. A reviravolta na trama, cheia de segredos do passado revelados no último capítulo da novela, coloca em destaque a complexidade dos relacionamentos familiares e o resgate da identidade e história pessoal de Mariana.