Segundo apuração do jornalista Leo Dias, Oruam está envolvido em uma operação que investiga crimes como propaganda enganosa ou abusiva, estelionato, sonegação fiscal e associação criminosa. As informações levantadas indicam que o boletim de ocorrência referente a essa investigação foi registrado em maio deste ano.
Ainda não há confirmação se Oruam está sendo investigado, se é considerado vítima ou se atua como testemunha no processo. O rapper de 22 anos foi conduzido à 44ª DP, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na tarde de segunda-feira (19/08), onde prestou depoimento ao delegado por aproximadamente uma hora e, em seguida, foi liberado. Ele compareceu à delegacia acompanhado por dois agentes policiais, um advogado e seu motorista. Imagens obtidas pelo jornalista Leo Dias mostram Oruam chegando para prestar esclarecimentos e também o momento em que deixava o local.
Oruam, filho de Marcinho VP, conhecido traficante atualmente preso por homicídio, formação de quadrilha e tráfico, além de ser apontado como líder do Comando Vermelho, cresceu no morro do Alemão e começou a se destacar no cenário musical em 2021 com a música “Invejoso”, em parceria com Chefin, Jhowzin e Raffé. No ano seguinte, ganhou ainda mais projeção com o Poesia Acústica 13, projeto que reúne diversos artistas do gênero. O artista assinou contrato com a Mainstreet Records, gravadora de Orochi, e já colaborou com nomes como Ludmilla, MC Ryan SP e MC Daniel.