O aguardado álbum “Renaissance” da incomparável Beyoncé acaba de ser lançado em todas as plataformas de áudio, para a felicidade dos fãs! Após seis longos anos de espera, na madrugada desta sexta-feira (29), o novo disco da diva finalmente foi disponibilizado, contendo 16 faixas, entre elas o sucesso “Break My Soul”, que já havia sido divulgado em 20 de junho como um aperitivo do que estava por vir. Beyoncé dedicou os últimos três anos à produção de seu sétimo álbum de estúdio, um projeto amplamente concebido durante o período de pandemia. A proposta da artista é apresentar ao mundo sua realidade como uma artista e mulher negra. Este é o primeiro ato dos três que compõem a “Renaissance” da maior estrela pop da atualidade. Apenas dois dias antes do lançamento oficial, o álbum foi vazado na quarta-feira (27), causando grande repercussão na internet. Confira o trabalho completo em: Uma publicação compartilhada por Beyoncé (@beyonce).
Em seu site oficial, Beyoncé compartilhou uma mensagem dedicada ao álbum. “Criar este álbum me permitiu um espaço para sonhar e escapar durante um momento assustador para o mundo. Foi uma oportunidade para me sentir livre e aventureira em um período de estagnação. Minha intenção foi criar um ambiente seguro, sem julgamentos, um lugar para escapar do perfeccionismo e da auto cobrança. Um espaço para gritar, se expressar e sentir liberdade. Foi uma jornada belíssima de exploração”, escreveu a cantora. Além disso, Beyoncé expressou sua gratidão aos filhos, Rumi, Sir e Blue, ao marido Jay-Z, e ao tio Jonny, por servirem de inspiração e apoio à sua criatividade. A artista também mencionou a avó por compartilhar músicas e atividades culturais que inspiraram o álbum.
As novas músicas apresentam uma mistura de estilos musicais, com influências do country e dance que se refletem na capa oficial e nas imagens de divulgação. As faixas também contêm elementos marcantes de pop e R&B, estilos clássicos de Beyoncé, que ainda exploram outras nuances musicais, de acordo com a Variety. O álbum é permeado por inspirações das décadas de 1980 e 1990. Entre as faixas, destacam-se colaborações como “Move” com a cantora jamaicana Grace Jones e a rapper nigeriana Tems. A música “Energy” conta com a participação do rapper Beam. Segundo o jornal The Sun, Beyoncé verificou minuciosamente o histórico dos artistas colaboradores para não trabalhar com aqueles envolvidos em acusações de abuso.
“Renaissance” também inclui renomados compositores em alguns hits, como o rapper Drake, que contribuiu para a composição de “Heated”, e Pharrell Williams e Skrillex, responsáveis por “Energy”. Jay-Z, mais uma vez, se uniu à esposa para colaborar no novo projeto, creditado como S. Carter nas faixas “Alien Superstar”, “Break My Soul” e “America Has A Problem.” Uma equipe de peso! Na mensagem de agradecimento, a Rainha B ainda dedicou palavras aos fãs, expressando: “Para todos os meus fãs, espero que encontrem alegria nessas músicas. Desejo que sejam inspirados a se movimentar, a se sentirem únicos, fortes e sensuais, assim como vocês são. Amo muito vocês, B”. Beyoncé sempre surpreendendo, impecável como sempre!