O ex-figurante de Game Of Thrones e nadador irlandês que conquistou a medalha de ouro nos 800 metros livre nas Olimpíadas de Paris, Daniel Wiffen, precisou ser hospitalizado após participar da prova de maratona aquática no Rio Sena. Além do ouro, Wiffen também levou o bronze nos 1500m livre, porém passou mal após entrar nas águas poluídas do rio francês para a competição de 20km.
Em um desabafo em suas redes sociais, ele compartilhou: “Obrigado a todos que entraram em contato, estou incrivelmente decepcionado por perder a oportunidade de ser o porta-bandeira ontem à noite. Ontem corri para o hospital porque estava muito mal com um vírus para o qual estou sendo tratado, e estou me sentindo melhor agora. Espero que todos aproveitem a noite e espero estar bem o suficiente para ver todos quando chegarmos em casa”, postou no X, antigo Twitter.
Daniel Wiffen não foi o único atleta a sofrer com as consequências da poluição do Rio Sena. Antes dele, os triatletas Claire Michel, da Bélgica, Adrien Briffod, da Suíça, e Vasco Vilaça e Melanie Santos, de Portugal, também relataram sintomas de infecção gastrointestinal depois de nadarem no Sena. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os participantes dos jogos nadando nas proximidades de uma saída de esgoto, evidenciando a má condição da água.
Desde 1923, o Rio Sena é considerado impróprio para banho devido ao esgoto proveniente de residências e indústrias, somado ao lixo das ruas levado pela chuva. Apesar dos esforços e recursos investidos na recuperação do local a tempo para as Olimpíadas, os resultados não foram tão satisfatórios quanto o esperado.