Mais uma conquista para o Brasil
Edival Pontes, conhecido como Netinho, assegurou a medalha de bronze na categoria até 68kg do taekwondo durante as Olimpíadas de Paris de 2024. Esse feito extraordinário ocorreu na tarde desta quinta-feira (8/08), no Grand Palais, onde o brasileiro de 26 anos demonstrou maestria em suas duas lutas decisivas, culminando na vitória sobre o espanhol Javier Pérez Polo e na consequente subida ao terceiro lugar do pódio.
Anteriormente, na repescagem, Netinho deu o troco no turco Hakan Reçber, que havia sido seu algoz nas Olimpíadas de Tóquio 2021. Em uma entrevista emocionante ao Sportv, Edival revelou sua confiança prévia, afirmando: “Eu estava muito confiante de que quem passasse ali naquela primeira luta iria até a final. Lutei com o turco, para quem eu tinha perdido em Tóquio, então teve também essa revanche, e está sendo muito especial esse bronze”.
Esta foi a segunda participação de Edival Pontes em Jogos Olímpicos, nas quais obteve duas vitórias e uma derrota em solo parisiense. O lutador agora se junta a um seleto grupo de atletas brasileiros que conseguiram subir ao pódio no taekwondo em Jogos Olímpicos. Natália Falavigna (-67kg) e Maicon Siqueira (+80kg) foram os primeiros a conquistar a medalha de bronze, em Pequim 2008 e no Rio 2016, respectivamente. Edival Pontes deixou sua marca na história do esporte nacional com essa brilhante conquista.